domingo, 23 de outubro de 2011

L.V.X.

           Devemos realmente ter a resposta para a pergunta : por que estudas ocultismo ?
Esta pergunta básica para interessados em entrar numa ordem é uma das mais importantes perguntas a serem feitas não só pelas ordens mas também a nós mesmos, afinal porque estamos dedicando tempo de nossa vida à esse estudo ? A resposta seja ela qual for será de grande valia para nos auto-conhecer.
Sobre esta resposta muitas vezes inventada e decorada existem muitos ocultistas que sem pestanejar diriam: encontrar a L.V.X. , há outros que diriam algo indiretamente relacionado ao poder, sei que há os mais diferentes motivos para as mais diferentes pessoas e estas tem seu livre-arbítrio para escolher a resposta mas digo-lhes que muitos desses motivos soam a mim como gananciosos …
Ouso-me aqui a honrar o nome do blog e ser um pouco cética traçando uma hedionda critica magica, estive durante muito tempo da minha vida lendo tais textos pseudo-ocultistas sem saber nem o porque de eu realizar tal estudo e nem percebendo tal idealização da L.V.X. , à esses idealizadores dedico em especial este texto, idealizadores aqueles que a única coisa que almejam é o conhecimento da L.V.X. aqueles que muitas vezes exprimem total fidelidade e dependência em prol dela tornando sua história de vida algo esperançoso e incompleto, admito minha ignorância perante a essas pessoas e questiono-me o porque tal estrondoso desejo de fazer de sua vida um mapa para encontrar a L.V.X. ? curiosidade , plenitude , poder , sabedoria … Alguem que tenha conseguido responder essa pergunta com clareza diga-me um motivo que não tenha nenhum interesse , seja este motivo qual for …
Sabe , parei para pensar e percebi que não há objetivo algum para definir o porque de uma relação tão grande que existe entre mim e o estudo do ocultismo, tentei meditar sobre tal questão inicial e achar um proposito mas esta ciência flui em mim de uma forma inexplicável e por conseguinte não achei uma resposta, então me questionei sobre aqueles que a “encontraram” , tive interesse em saber quais eram os propósitos e digo-lhes que a conclusão que cheguei não foi das melhores, devo proclamar aqui que não dedico essa critica à todos, minha generalização está direcionada à um grupo específico os quais considero gananciosos e hipócritas pois estes se utilizam desta arte para querer algo em troca (não cito os que ganham dinheiro de tal forma pois estes não são dignos de minhas palavras), neste caso o “objeto de troca” seria a própria L.V.X , pois é a própria … isso está claro em muitos textos cujos diferentes autores estudam magia de forma dogmática para alcançar a iluminação, os quais posso comparar à fieis rezando obcecadamente por Deus. Sim, posso compara-los com poucas exceções aos fieis que eles tanto criticam e repudiam, estes julgadores são os que mesmo mudando sua religiosidade, tornando-se profanos acham que são melhores do que o resto das pessoas que são em grande maioria os sacros e também pensam que só porque leram uns livros a mais tem o direito de chama-los de ignorantes e alienados sendo que eles ainda continuam com os mesmos vícios de fé (aqueles axiomas que caracterizam todo aquele fiel devotado independentemente da religião) que tinham antigamente.
Apesar do motivo de muitos se aplicarem aos estudos e se fixarem de tal forma ao conhecimento da L.V.X há um outro ponto que é comum a qualquer religião existente, a não definição do “algo/ser” maior pois ninguém sabe o que ela é e também muitos estão muito longe de alcança-la mas mesmo assim a definem , dizer para algum estudioso (alguem com muito interesse no saber ) metáforas sobre algo incognoscível dizendo ser esta uma das únicas coisas que ele possivelmente nunca irá descobrir é mexer com o sub consciente dele com certeza ! Creio que ser iluminado não é algo que deve se tornar o enfoque vivencial de cada mago , a iluminação ocorrerá por consequência e não por causa.
Como exemplo uso uma comparação; pensemos no verdadeiro artista , aquele que não faz a obra de arte pelo sucesso mas sim porque a arte é a forma como ele expressa sua essência , se ele conseguir o reconhecimento bem , se não , esse não é o motivo de sua obra além de que podem até dizer atrocidades de sua obra mas isso não vai faze-lo parar de pintar (claro que devemos excluir de tal comparação os quadros simplesmente feitos para a subsistência do artista.)
Nem um pouco quero me entendam como herege , pois não sou , critico nesse texto um ponto de vista diferente dessas ordens que muitas vezes tratam seus adeptos como peões do jogo de xadrez , fazendo-os ter a esperança de chegar do outro lado e se tornar a melhor peça do jogo, a rainha, e assim pondo em suas mentes a possibilidade deles se tornarem alguém importante e poderoso, com o contato com a L.V.X, fazendo como havia dito em comum as igrejas que tanto criticam , buscando algo único que é nossa fonte maior de vida, seja chamado de L.V.X. ou qualquer outro nome que simbolize Deus , sendo aqui extremamente genérica , pois são inúmeros nomes … As vezes eles idealizam tanto a L.V.X. que lembra a ideia do paraíso cristão, afinal o paraíso dos “sábios” tinha que ter a ver com o conhecimento pleno, não achas ?

Para finalizar uma frase que exprime meu texto :

"A verdadeira felicidade consiste,
não no conhecimento de boas coisas,
e sim numa vida feliz. Não em compreender,
mas, em viver compreensivamente. Também
não é uma grande erudição, mas a boa vontade
que une os homens a Deus."
(Cornelius Agrippa)